quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Paulo Afonso, Bahia - 06 de julho...


Em 15 de janeiro de 1955 foi inaugurada no Rio São Francisco, na Bahia, a Usina de Paulo Afonso, pelo então Presidente da República, João Café Filho. A construção da hidroelétrica deu-se principalmente durante o segundo governo de Getúlio Vargas e representou uma verdadeira revolução na infra-estrutura do Nordeste. Até a inauguração de Paulo Afonso a energia elétrica fornecida a região era gerada por usinas termoelétricas. Essas instalações não conseguiam atender a demanda nordestina e menos ainda ensejar a expansão da atividade industrial e de serviços.Dessa forma, a falta de oferta de energia elétrica representava um gargalo para o desenvolvimento econômico da região, especialmente no que tange o desenvolvimento industrial.




Guarita de acesso ao complexo hidro elétrico de Paulo Afonso.


A idéia de aproveitar as quedas de água do Rio Francisco era muito antiga. Em 1859 D.Pedro II visitou a cachoeira de Paulo Afonso. Impressionado com o que vira, ele determinou a realização de estudos sobre o potencial de geração de energia da cachoeira.


 
No dia 06 de julho de 2012, nós é que estivemos !!! (rsrsr)

 

Mas coube ao visionário industrial Delmiro Gouveia, a construção da primeira unidade de geração de eletricidade em Paulo Afonso: a pequena Usina Angiquinho. Ela fora criada em 1913, com o objetivo de alimentar a famosa Fábrica da Pedra, uma indústria têxtil criada por Delmiro em Alagoas, bem como de prover de iluminação pública a vila operária por ele instalada na localidade de Pedras, Alagoas, 24 km distante da Usina. Delmiro Gouveia adquirira os equipamentos na Europa e o projeto e montagem da usina coube a engenheiros estrangeiros.


Foi aqui onde tudo começou !!! 1ª hidrelétrica do Brasil.

 
Esse "carro", que pertenceu a Delmiro Gouveia, era puxado por 10 juntas de boi para transporte das peças na construção da hidrelétrica de Angiquinho




Ponte metálica que atravessa o Rio São Francisco, ligando o lado baiano ao lado alagoano. Atualmente, por questões de segurança não é mais utilizada. Ha alguns anos foi palco da gravação das cenas finais da novela "Senhora do destino" exibida na Rede Globo.





Uma das coisas que chamam a atenção são as belas paisagens... ao fundo o Rio São Francisco, tendo ao lado direito o estado da Bahia e ao lado esquerdo o estado de Alagoas.





Um outro ponto que chama a atenção é a riqueza de detalhes com que a obra foi executada... houve a preocupação com o fator paisagístico; pode-se dizer que é uma verdadeira obra de arte.










 Já são mais de 60 anos gerando luz e progresso não só para o Nordeste !!!


Ao fundo, em azul, parte superior de uma das turbinas de geração de energia.


 Túnel de acesso ao local das turbinas. Observa-se o capricho no revestimento com do piso e das paredes !!!



Amor pelo que fez...

Em 18 de dezembro de 1961, morre em Paulo Afonso, de parada cardíaca, aos 65 anos de idade, o Engenheiro Antônio José Alves de Souza. Ele havia deixado escrito que, ao morrer, gostaria de ser sepultado em Paulo Afonso. Seus familiares não aceitaram e  Dr Souza teve o seu corpo transladado para o Rio de Janeiro e sepultado no Cemitério São João Batista. O seu coração foi retirado, antes do envio do corpo para o Rio de Janeiro, e foi sepultado ao pé do seu busto no monumento ao 1º decênio da Chesf, no Parque Belvedere, onde se lê a inscrição “ O coração que o matou é a permanência na paisagem a que deu vida.”


Monumento: O Touro e a Sucuri.



A História desta escultura está relacionada com as transformações feitas pelo homem para desviar o curso do Rio São Francisco, aproveitando suas quedas dágua. É um obra de Diocleciano Martins de Oliveria inspirada no poema de Castro Alves. No monumento, a força da natureza é representada pela Sucuri e o esforço do homem representado pelo Touro, que através da técnica tenta dominá-la



Igreja de São Francisco de Assis

Templo católico-romano construído em 1949. Sobre uma pequena colina, a igreja tem estrutura em pedra da própria região.Em seu interior, guarda quadros que representam a Via-Crucis de Jesus e na única porta de madeira, algarismos romanos vazados simbolizam os 10 mandamentos. A arquitetura do templo lembra capelas medievais


Monumento aos trabalhadores - Centro de Paulo Afonso


Monumentos em praça do Centro de paulo Afonso

Um comentário:

  1. olá boa noite adorei de ver tudo isso amigo eu estive neste lugar ainda era muito pequeno nem lembro direita mais a ponte era de cabo de aço passava so um carro de cada vez se não estou errado só mim lembro que as pessoas passa em uma caixa de madeira uma por uma eu tinha esta foto mais sumiu parabens pelas fotos

    ResponderExcluir