Chegamos ao entardecer na cidade de Piranhas, estado de Alagoas, às margens do Rio São Francisco.
É a única cidade do semiárido nordestino a ser tombada pelo patrimônio histórico nacional. Localizada no sertão alagoano, teve origem no século XVIII, como pouso de viajantes que percorriam a região. Em 1859 foi visitada pelo Imperador D. Pedro II, e ganhou impulso comercial com a navegação a vapor pelo Rio São Francisco, e posteriormente com a chegada da estrada de ferro, construída pelos ingleses, no século XIX.
Porém, um dos momentos mais marcantes da história de Piranhas está diretamente ligado ao cerco que exterminou o bando de Lampião, o Rei do Cangaço e Maria Bonita
Centro da cidade de Piranhas...
Trem Maria Fumaça - No passado transportava passageiros e mercadorias. A linha será reativada para realização de passeios turísticos.
Vista da cidade de Piranhas
Alô Brasil !!! Felipe em mais um orelhao diferente.
Desse felipe gostou... o Buzão do Forró !!!
Vista da Cidade. Detalhe para a capela localizada no alto do morro.
Pórtico de entrada da "Piranhas Velha"
Torre do relógio. Durante muito tempo esses relógios marcaram o tempo para passageiros da estação ferroviária, assim como para os que navegavam no "Velho Chico"
Vamos lá mamãe...
Vista de parte da cidade de Piranhas.
Antiga estação ferroviária; hoje abriga o Museu do Cangaço.
O cangaço, histórias e lendas
Palco de grandiosas histórias ligadas ao cangaço, Piranhas foi o ponto de partida da famosa volante comandada pelo Ten. João Bezerra, que emboscou e matou Lampião e seu bando na Grota de Angicos, em 28 de julho de 1938. O bando teve suas cabeças cortadas e exibidas nas escadarias do antigo Palácio Provincial de Piranhas, onde hoje se encontra a Prefeitura Municipal. A cidade ainda foi vitma do terror causado pela invasão de Corisco e Gato, comparsas de Lampião. Liderando seu bando, Gato veio em busca de sua mulher, que equivocadamente havia sido dada como morta. A população reagiu, e o cangaceiro tombou com um tiro certeiro em 27 de outubro de 1936.
Não basta visitar... tem que participar !!! (rsrsrs)
Predio da atual Prefeitura Municipal de Piranhas. Nesse local foram expostas as cabeças de Lampião, Maria Bonita e demais membros do bando mortos na Grota de Angicos, localizada no município de Poço Redondo no estado de Sergipe.Nota-se que não mais existe a escadaria na qual as cabeças foram expostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário